Menus de configuração no Painel de Administração

Experimentoria

Menus de configuração no Painel de Administração

Arduino 101: mais versátil e mais potente

Nova placa contará com processador Intel Curie, giroscópio e bluetooth embutidos
Share on Facebook19Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Uma excelente notícia para o mundo maker: por 30 dólares, será possível comprar o novo Arduino 101, agendado para lançamento no primeiro trimestre de 2016.

Anunciado na Maker Faire de Roma em 16 de outubro, o novo Arduino será “empoderado” pela nova tecnologia Intel Curie, que contém um acelerômetro de 6 eixos com um giroscópio embutido e Bluetooth integrado, além dos familiares pinos de entrada e saída comuns no Arduino UNO.

Juntas, Intel e Arduino pretendem usar a placa com as duas marcas para promover a iniciativa Creative Technologies in the Classroom (CTC), que visa transformar a maneira que a tecnologia é ensinada nas escolas. O Arduino 101 também será a configuração padrão de hardware no novo reality show “America’s Greatest Makers“, da própria Intel e Turner Broadcasting System.

Mais sobre o ARDUINO 101

Novo Arduino 101
O novo Arduino 101: clique para ampliar

O novo Arduino será bastante familiar para quem já conhece a placa, mantendo o mesmo tamanho e proporções do conhecido Arduino UNO. Porém, ao inspecionarmos mais de perto, notaremos uma antena embutida (perceba no canto inferior direito na imagem ao lado) e um novo processador central – um micro-controlador Intel Quark de 32-bit mais conhecido como módulo Intel Curie. O que o diferencia é seu giroscópio/acelerômetro de 6 eixos e o hardware Bluetooth integrados.

Programar o Arduino 101 será exatamente o mesmo processo  que programar qualquer outro Arduino. Usando a Arduino IDE, você escreve o código, compila-o e faz o upload para o micro-processador. A Intel também irá disponibilizar bibliotecas especiais para tirar vantagens especiais do novo Intel Curie, como o acelerômetro e o Bluetooth.

Massimo Banzi, co-fundador e criador do Arduino, disse no lançamento:

“Nós trabalhos intimamente com a Intel no desenvolvimento dessa placa e estamos expandindo o curso educacional para incorporar a conectividade e funcionalidades avançadas esperadas pelos desenvolvedores estudantes dos dias de hoje. Através de nosso trabalho com a Intel, somos capazes de alcançar uma comunidade global de makers iniciantes e estudantes com uma introdução significativa no ramo da computação física e, agora, com uma mais avançada e poderosa solução tecnológica que irá ajudá-los a tornar suas visões criativas em realidade.”

Nós aqui da Experimentoria mal podemos esperar para por nossas mãos no novo Arduino 101. E você?

Outros posts interessantes:

Share on Facebook19Share on Google+0Tweet about this on Twitter
3 de novembro de 2015

0Respostas em Arduino 101: mais versátil e mais potente"

Deixe sua mensagem

EXPERIMENTORIA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Menus de configuração no Painel de Administração