Menus de configuração no Painel de Administração

Experimentoria

Menus de configuração no Painel de Administração

Controle sua casa jogando Minecraft!

Usando um módulo compatível com Arduino, esse projeto torna possível controlar sua casa jogando Minecraft!
Share on Facebook14Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O quão legal seria você poder controlar sua casa usando o Minecraft como interface?

Pensando nisso, o maker Giampiero Baggiani criou o esse projeto usando o módulo Iono Ethernet. Nesse projeto, ao adicionar luzes em sua casa digital no Minecraft, ele consegue controlar diferentes lâmpadas em sua casa real, controlando suas cores. Veja o vídeo abaixo:

Como funciona:

iono

A Iono é um módulo com GPIOs para uso profissional que tem o Arduino como base principal para suas operações. Permite que seus protótipos sejam aplicados em ambientes profissionais que requerem um nível bem maior de precisão e acuidade, além de algumas diretrizes padrões da indústria, como certificações da CE como segurança elétrica, EMC e outros.

iono_montafa
Normalmente, o jogador usa seu cliente Minecraft (sua cópia local do jogo) para se conectar com o servidor Minecraft. Nesse caso, o autor do projeto está usando tanto o servidor como o cliente na mesma máquina para que a customização possa ocorrer.

Usando a porta ethernet da Iono conectada na mesma rede que o jogador está conectado para jogar Minecraft, ele consegue controlar as lâmpadas conectadas nos relés da placa.

Customizando o Minecraft para controlar sua casa

O Minecraft permite que os jogadores criem uma infinidade dos chamados “mods”, que permitem inúmeras modificações e melhorias para o jogo original. Uma das maneiras se criar um mod é criando um plugin que suporte a API Bukkit, que roda nos servidores do Minecraft . O autor do projeto usou o servidor opensource Glowstone.

schematics.png.001

Como mostrado no vídeo, a cor da luz é controlada de acordo com a cor do bloco que você coloca a tocha no Minecraft (quão legal é isso?!); para isso, o autor do projeto escreveu um plugin de Minecraft que reage à tochas colocadas sobre blocos de lã (que possuem cores variadas).

Quando a tocha é colocada, o plugin verificar qual o material está sob a tocha, e, se for de lã, ele checa sua cor. Nesse ponto, o plugin faz uma requisição HTTP usando a API HTTP da Iono para ativar o relé correspondente. Quando a tocha é quebrada no jogo, o mesmo princípio se aplica, porém ao invés do relé ser ligado, o mesmo é desligado.

Você pode checar a página do projeto aqui e inclusive baixar o código do plugin 🙂

Outros posts interessantes:

Share on Facebook14Share on Google+0Tweet about this on Twitter
1 de Março de 2016

0Respostas em Controle sua casa jogando Minecraft!"

Deixe sua mensagem

EXPERIMENTORIA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Menus de configuração no Painel de Administração