Menus de configuração no Painel de Administração

Experimentoria

Menus de configuração no Painel de Administração

Robótica bizarra: construa sua própria barata ciborgue

...se você não se importar de pegar baratas por aí e sair arrancando suas antenas - FOR SCIENCE!
Share on Facebook42Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Estamos vivendo em uma era excitante e estranha para a tecnologia. Pessoas estão criando seus próprios gadgets e cada vez mais assuntos como lógica de programação, robótica e criatividade estão se tornando assuntos comuns paras pessoas criarem coisas incríveis. Mas isso também resulta em projetos muito, muito bizarros: estamos falando do RoboRoach, um projeto de robótica da empresa Backyard Brains, que visa ensinar estudantes de neurociência e afins como nossos cérebros funcionam com estímulos elétricos usando… uma barata VIVA.

Você disse… “uma barata viva”?

barata_ap

Sim! Eu sei que é uma barata! Eu sei que são nojentas! Controle-se! Não entre em pânico (som do chicote estalando)!

Bem, o processo funciona assim: uma pequena cirurgia é feita no inseto; mas antes, a barata é colocada em água gelada para ficar dormente e não experienciar dor, segundo os pesquisadores. Cortam-se parte de suas antenas que serão conectadas por dois fios que por sua vez, são conectados a um “terra”, que é na própria carapaça da barata.

Os conectores são literalmente colados em sua cabeça e a placa controladora (denominada “backpack“) é então encaixada nos mesmos ficando acomodada em suas costas. A placa tem um receptor Bluetooth LE e uma bateria que dura aproximadamente 12 horas em uso contínuo.

Com isso, usando-se o app do projeto, são enviados sinais que são interpretados pela placa controladora e passados para os conectores, que agora agem como as antenas da barata; se um comando para andar para a direita é enviado, suas antenas recebem um sinal de que  há um obstáculo à sua esquerda, fazendo com que o inseto se locomova na direção oposta.

Financiamento coletivo

O projeto já atingiu sua meta de U$ 10.000 com mais de U$ 12.000 até o momento no site Kickstarter. Veja um vídeo da apresentação do projeto de robótica:

O procedimento cirúrgico

Bem, se você já superou o “nojinho” e quer ter o seu próprio kit da Roboroach, saiba que não é uma tarefa muito fácil fazer a cirugia na barata. Veja um vídeo demonstrativo de todo o procedimento da operação abaixo. Esse vídeo não é muito recomendado para quem tem nojo de baratas. Você foi avisado!

Isso é ético?

antena_barata

Os cientistas do projeto dizem o seguinte:

“A barata é anestesiada durante a cirurgia para evitar o risco de sentir dor (apesar do fato de baratas sentirem dor é discutível) e o inseto se adapta rapidamente ao novo estímulo, o que seria impossível sentindo dor constante. O estímulo de 55 Hz que usamos é a mesma frequência usada em estímulos elétricos para tratar doenças como o Mal de Parkinson.”

A empresa convida a todos a lerem a declaração de ética em seu site.

E você, o que acha? Deixe nos comentários sua opinião!

Outros posts interessantes:

Share on Facebook42Share on Google+0Tweet about this on Twitter

0Respostas em Robótica bizarra: construa sua própria barata ciborgue"

Deixe sua mensagem

EXPERIMENTORIA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Menus de configuração no Painel de Administração